Novo Santana com
motor 1.6 16V flex de 120 cv
Nem up!, nem Golf VII.
O carro que deve iniciar o processo de renovação da linha Volkswagen no Brasil
é mesmo o Santana de nova geração. De acordo com uma fonte ligada à rede de
concessionários da marca, o plano de lançamento do sedã já foi apresentado aos
lojistas e a previsão de chegada às revendas é para setembro.
“Vai substituir o
Polo Sedan com a missão de enfrentar, principalmente, o Chevrolet Cobalt”,
revela o informante. Para tanto, o novo Santana chegará com porte bem superior
ao do Polo, se aproximando do irmão maior Jetta não só em tamanho, mas também
no visual. O modelo, já lançado na China, mede 4,47 metros de comprimento e tem
2,60 m de distância entre-eixos. Como no Cobalt, uma das atrações do Santana
será o espaço interno, sobretudo no banco traseiro. Já o porta-malas comporta
480 litros.
Além de ser um carro
totalmente novo para o mercado brasileiro (o modelo chinês compartilha a
plataforma com o atual Polo europeu, uma geração à frente do nosso), o Santana
vai estrear, também, uma linha de motores inédita por aqui: trata-se da família
EA-211, que no Brasil contará com o bloco 1.6 16V, uma evolução do 1.6 8V usado
em boa parte da gama VW nacional – e deve ceder lugar à nova linha com o tempo.
Ainda de acordo com nossa fonte, o EA-211 já vem na versão flex e, com etanol,
rende 120 cavalos – curiosamente a mesma potência do atual 2.0 8V usado no
Jetta, embora este tenha maior torque. As transmissões serão manual de cinco
marchas e automática de seis velocidades.
Na China, o Santana é
oferecido em três versões de acabamento (Trendline, Comfortline e Highline),
numa receita que deve se repetir por aqui ao menos na nomenclatura – basta ver
que a VW batizou as versões top de Gol/Voyage/Fox como Highline na linha 2014.
Resta saber se a vasta lista de equipamentos de lá também vai chegar por aqui.
Isso porque o pacote inclui ar-condicionado digital, seis airbags, controle de
tração, bancos de couro e até teto-solar elétrico, além dos triviais rodas de
liga, freios ABS e sensor de estacionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário