Turbocompressor é um
equipamento adicionado aos motores de combustão interna que
aproveita os gases de escape para injetar ar nos cilindros (câmara de
combustão). Um turbocompressor inclui um par de rotores radiais, ligados num só
eixo, que giram de um lado como turbina e do outro como compressor.
O Turbocompresor inclui um par de rotores radiais, ligados num só eixo,
que funcionam como turbina (lado esquerdo) e compressor (lado direito) conforme
ilustração.
O turbocompressor fica ligado ao coletor de escape de
um motor a explosão (ou motor a combustão
interna), e aproveita a energia dos gases de escape gerados no motor para
girar uma turbina conectada por meio de um eixo comum a um rotor o qual tem a
função de bombear ar
para os cilindros. Esse rotor é um compressor
centrífugo , responsável por capturar o ar atmosférico e
comprimi-lo na entrada da admissão ou do coletor de admissão do
motor através de mangueiras ou tubulações de alta pressão.
Com o aumento da densidade do
ar decorrente da compressão, pode-se adicionar mais combustível à
esta mistura que será encaminhada até a câmara de combustão do motor, fazendo com
que mais trabalho seja produzido a cada ciclo. Por exemplo, se um
turbocompressor estivesse trabalhando com uma pressão de
aproximadamente 1 kg/cm², o motor estaria admitindo 2 atmosferas, ou seja, o
dobro de ar ocupando num mesmo espaço físico sem alterar as dimensões do
cilindro. Deste modo, dever-se-ia misturar o dobro de combustível neste ar
(para que a mistura permaneça estequiométrica),
que seria encaminhado para dentro da câmara de combustão. Neste caso,
conseguir-se-ia quase dobrar a potência de
um motor. Na prática não se conseguiria dobrar a potência, pois o processo de
compressão também causa aumento de temperatura do ar, o que causa o efeito
oposto: redução de densidade. Para compensar esse efeito geralmente usa-se um
trocador de calor chamado intercooler entre o compressor e a admissão.
Veja um vídeo de como funciona
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