domingo, 26 de maio de 2013

Dodge Tomahawk

A Chrysler apresentou uma moto conceitual capaz de deixar famosos esportivos pra trás. Trata-se da Dodge Tomahawk, uma motocicleta com quatro rodas (bem próximas entre as do mesmo eixo) e motor do Viper!


Isso mesmo. É o conhecido V10 de 8,3 litros, feito em alumínio e que, com leve preparação, desenvolve absurdos 532 cv de potência e 72,6 m.kgf de torque. A distribuição de peso chega perto do ideal, com 49% à frente e 51% atrás, e a transmissão é manual de apenas duas velocidades -- para que mais, com tanto torque e tão pouco peso? Se a aceleração de 0 a 96 km/h já surpreende (2,5 s), a velocidade máxima "potencial" é estonteante: 420 milhas por hora ou 710 km/h!

Faróis e lanternas contam com iluminação através de LEDs. Os eixos são curtos e os pneus, 120/60 na frente e 150/50 atrás com rodas de 20 pol. A transmissão final usa duas correntes e cada roda possui um disco de freio com 508 mm de diâmetro. O desenho da moto é bastante polêmico e parece ter saído dos filmes de ficção científica.
Segundo a Chrysler, a Tomahawk é o exemplo do que os projetistas são capazes de fazer quando deixam a imaginação correr solta. Isso já ficou provado com vários automóveis da marca. Só resta saber quem terá coragem de colocar o ponteiro do velocímetro no final da escala...

Nenhum comentário:

Postar um comentário